Alemanha testa supermercado do futuro


Uma loja da rede de supermercados Metro, da Alemanha, passou a ser conhecida como a “loja do futuro” por usar as últimas tendências do setor. O supermercado Real usa a tecnologia RFID para monitorar os seus produtos por radiofrequência. Etiquetas podem rastrear o movimento de produtos e os estoques.
Para clientes em busca de inspiração, a loja tem uma central culinária que imprime receitas na hora. A peixaria emprega as últimas técnicas para atrair clientes: sprays de óleos aromáticos do teto e sons do litoral, como gaivotas e ondas.
Na loja, a peixaria usa sons e imagens do mar para atrair clientes. De quebra, um aplicativo para celulares de última geração permite que clientes criem uma lista de compras e simplesmente leiam o código de barra dos produtos. Depois, é só passar o celular no caixa e pagar.
“Laboratório”
“A ideia é que a filial seja um laboratório vivo para testar com os clientes os mais novos conceitos, produtos e tecnologias”, afirmou Gerd Wolfram, diretor-executivo da rede Metro. “Se forem aprovados aqui, eles são implantados em outras lojas da rede.”
Na Alemanha, os clientes parecem aprovar o supermercado do futuro da rede Metro. Desde que foi aberta, em 2008, as vendas da loja cresceram 15% e o número de clientes, 20%.