Cosmococa e outros “brancos”

Inhotim, lugar que deliciosamente recomendo a todos ter a experiência de visitar, tem um prédio denominado COSMOCOCA que é simplesmente uma das melhores experiências de interação com arte que já tive. Não sei se é por causa da musica, ou mesmo das salas temáticas com suas projeções em todas as paredes. Mas é um grande universo digno de ser apreciado.

Tudo começa em uma pequena ante-sala onde você é convidado a tirar os sapatos, podendo ficar descalço ou de meia. Ele então é erguido como um labirinto o pavilhão tendo uma área central interna que é quase uma praça e convida o visitante a entrar em cada sala onde estão os trabalhos.

Vou então falar dos temas das 5 salas, abreviando COSMOCOCA por CC… Na “CC1 Trashscapes”, o visitante assiste a uma série de fotografias de Luis Buñuel em colchões, lixando as unhas. Uma das oitavas maravilhas da arte, “CC2 Onobject” é o território em que se atira, deita-se e rola-se em um chão coberto de espuma, ao som de Yoko Ono. Tenho inclusive um vídeo divertidíssimo com meu amado professor Mauricio Leonard, que confesso apesar de ilegal compensou demais. Na “CC3 Maileryn” tem o apelo visual das imagens de Marilyn Monroe e de bexigas coloridas. “CC5 Hendrix War” projeta a capa do disco de Jimi Hendrix para quem se espreguiça em redes. E na que deixei por ultimo a “CC4 Nacagions” homenageia John Cage usando a capa do seu disco Notations e o “branco sobre o branco” suprematista de Malevitch. Há uma piscina, onde é preciso entrar para perceber da água as luzes verdes e azuis que a circundam. Meu maior arrependimento foi não ter mergulhado naquelas águas que parecia deliciosas.

Agora chegamos ao GRANDE ponto do post, o nome tem um por que… As cinco séries são fotos de capas de discos, livros ou revistas, que servem de suporte para carreiras de cocaína. Dessa cocaína que vem o “coca” do nome do edifício e é de onde navegando por sites achei um artista que trabalha com SAL, que me lembrou muito dessa cosmococa.

O artista Bashir Sultani consegue, usando apenas sal e muito talento, criar incríveis ilustrações de figuras marcantes da cultura pop… Confira no canal dele do youtube  [ Youtube ] alguns dos INCRIVEIS trabalhos dele… Vou mandar um aqui para vocês terem uma previa…

Ah, antes do vídeo, uma coisa importante… Neste link [ Arquitetos Associados ] fala mais da construção em si da cosmococa com seus detalhes construtivo e tal, vale a pena olhar…

Agora ao vídeo…