Engenharia Civil e Arquitetura

Todo dia desde que recebi a noticia que havia passado em arquitetura e iria estudar em uma das mais conhecidas escola federal de engenharia com todas as caretissimas tradições e tal me perguntam sobre Engenharia Civil e Arquitetura? Fui acusada de várias coisas, entre elas de “o engenheiro projeta e o arquiteto escolhe o azulejo”… Com todo respeito, mas isso me magoa muitooo e da uma vontade imensa de mandar a pessoa tomar naquele lugar. Desculpem!

Para que você possa entender um pouco vamos elucidar a sua mente com algumas informações. E pararem de criar conclusões erradas que nos ofendem.

O Arquiteto é um dos profissionais habilitados e responsável pela elaboraçãoprojetossupervisão e execução de obras de construção. Sendo assim o arquiteto pode assumir diversas funções na obra bem como ser o responsável por tal obra e sua execução.

A palavra arquiteto vem do grego arkhitektôn que significa “o construtor principal” (arqui = principal / tectônica = construção) ou “mestre de obras”. Bem entendemos por construtor principal, mas dependendo de sua capacidade e desenvolvimento ele pode ou não estar a frente de uma obra, assim como o engenheiro civil.

Existe diferenças entre essas profissões, mas também existe relações entre as mesmas, essas duas habilitações podem sim trabalhar de forma conjunta, o arquiteto com a sua formação acadêmica mais voltada a área de humanas (algumas instituições tem como formação na área de exatas, como é o meu caso na UFOP) bem como artística.

O Engenheiro Civil envolve-se da ciência e da técnica de bem conjugar os conhecimentos especializados (científicos) de uma dada área do saber com a sua viabilidade técnico-econômica, para produzir novas utilidades e/ou transformar a natureza, em conformidade com ideias bem planejadas e em observância aos imperativos de preservação ambiental e de conservação ambiental, na escala que se fizer necessária.

O Engenheiro é responsável pelas mesmas etapas como a do Arquiteto. Não menosprezando o trabalho do Arquiteto nem a do engenheiro, mas ambos em seus conhecimentos trabalham para uma boa execução da obra.

o arquiteto é habilitado para projetar e calcular um edifício, assim como o engenheiro civil pode projetar e calcular um edifício, portanto, legalmente não há distinção entre arquitetos engenheiros civis. Digamos que a grande diferença está na formação acadêmica de cada profissional: o arquiteto tem muitas horas de projetos e estudos sobre o comportamento do ser humano em um determinado ambiente, o conforto ambiental e a distribuição de elementos no espaço; o engenheiro tem muito mais horas de cálculos estruturais e de resistência dos materiais… mas ambos deveriam buscar sempre edificar com qualidade e economia… pena que não é bem isso que anda acontecendo…

Entendem agora? Nós nos completamos, mas não somos totalmente fachadistas ou decoradores, sofremos como vocês a calcular lajes, vigas e afins, preocupamos com a estética sim, mas sabemos calcular um bom vão como usar o melhor material para aquele solo, qual fundação usar, diminuir o custo da obra… enfim… PROJETAMOS!

Não achem nossa vida fácil, temos que ler muito de tudo e sobre tudo e entender de tudo, temos que escrever bem, desenhar bem, argumentar bem, discutir bem, além de muito mais…

Por fim deixo a dica de um vídeo muito bom sobre as duas profissões que só tem a nos acrescentar… vejam!