Cogumelos inspiram projeto sustentável em Roma

A Enoki Eco City é um projeto que investiga as possibilidades de alojamento no futuro.

Encorajada por conquistas em ciência dos materiais, conservação de energia, aerodinâmica e soluções ambientais, a firma OFL Arquitetur conseguiu desenvolver esta proposta sustentável para a cidade de Roma.

As pequenas e “auto-contidas” cidades incluem residências, espaços comerciais, zonas ecológicas, espaços para atividades comunitárias, atividades esportivas e culturais. A firma projetou a inovadora Enoky especialmente para Roma, mas prevê que este conceito poderia ser aplicado a qualquer outra grande cidade, proporcionando alojamento para 6.000 moradores.

A Enoki Eco City é composta por uma série de torres estruturais que se elevam contendo necessidades da vida urbana. O projeto prevê uma área de 240.000 metros quadrados para destinados à residência e 300 mil metros quadrados para recreação. Os elevadores, que seriam a forma de transporte esperada para levar os residentes e hóspedes ao topo das estruturas, foram eliminados e substituídos. As pessoas serão transportadas da cidade para o topo da Enoki através de ônibus espaciais.

Possivelmente inspirada por fungos brotando do chão, a cidade é composta de torres de 150 andares que se cruzam. Elas são cobertas por um revestimento de superfície metálica brilhante, de modo a refletir a paisagem ao redor. Prevista para ser completamente auto-suficiente em termos de energia e necessidades diárias, a cidade é uma exploração de futuras possibilidades urbanas.