Pritzker 2010

O Pritzker 2010 foi concedido aos arquitetos japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, sócios do escritório SANAA; Realmente gostei da premiação gosto dos trabalhos deles, eles são donos, por assim dizer, de uma arquitetura delicada e poderosa, precisa e líquida, engenhosa, mas não excedente; pelos edifícios que interagem com sucesso com seus contextos e suas atividades e pela linguagem arquitetônica singular que salta de um processo original e inspirado.

Só levantando uma pequena questão, esse premio é considerados o Nobel da arquitetura, o Pritzker foi criado em 1979 pela Fundação Hyatt para homenagear, em vida, um arquiteto cuja obra demonstre qualidades como talento, visão e compromisso, e traga uma contribuição significativa para a humanidade e para o ambiente construído. como não sei se só gente do ramo ler esse blog achei melhor esclarecer isso.

Os edifícios projetados pelo casal interagem com sucesso com seus contextos e suas atividades. Em falar em casal é legal citar que são o primeiro casal a ganhar esse premio.

Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa se conheceram no escritório de Toyo Ito e formaram, em 1995, o escritório SANAA. A dupla de arquitetos possui projetos no Japão, Alemanha, Inglaterra, Espanha, França, Países Baixos e nos Estados Unidos. Entre eles, estão o translúcido prédio da Christian Dior em Tóquio (Japão), o Pavilhão de Vidro do Museu de Artes de Toledo, em Ohio (EUA), e o recém-inaugurado Centro de Aprendizado Rolex do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, em Lausanne.

Além do Pritzker, os arquitetos já ganharam outras premiações como o Leão de Ouro da Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, em 2004, pelos projetos do Museu do Século 21 de Arte Contemporânea de Kanazawa, Ishikawa, no Japão, e pela ampliação do IVAM (Instituto Valenciano de Arte Moderna), em Valência, Espanha. Além disso, também venceram concursos de projetos como o do Novo Museu de Arte Contemporânea, em Nova York, e do novo Louvre, na França.

Quero apenas ressaltar um caso muito engraçado, o fato do escritório chamar Sanaa, meu apelido em Valadares para um grupo especifico e muito amado é Sana e toda vez que vejo “Confira alguns trabalhos da Sanaa” ou algo parecido acho muito engraçado e posso até arriscar dizer que são 5 milésimos de fama… hehehe!

Beijooos